Novembro Azul: Atendimentos noturnos ampliam adesão à campanha

0

Durante todo este mês de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) intensificou as ações voltadas à saúde do homem, com ênfase para a conscientização sobre doenças masculinas e principalmente prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município estão seguindo um calendário desenvolvido pela SMS para a realização de um dia inteiro de atendimento ao público masculino, o chamado dia D do Novembro Azul. Além disso, 10 UBS, sendo 06 na zona urbana e 04 na zona rural estão com calendários para plantões no horário noturno, das 18h às 22h.

O Laboratório Central (Lacen) é parceiro da SMS nesta campanha. A bioquímica Sandra Helena explica que os profissionais se revezam entre as ações, tanto na zona urbana quanto na zona rural, atuando na coleta e realizações dos testes rápidos. “Esse teste visa detectar de uma forma mais rápida, aqueles homens que, no caso, tenham uma taxa alta do antígeno do PSA. É um teste que se detectarmos caso positivo, são feitos exames confirmatórios. Estamos utilizando o teste rápido para facilitar o diagnóstico da alteração dessa proteína no sangue. Não quer dizer que seja um resultado definitivo”, esclarece.

Sandra Helena, bioquímica

Repercussão

Seu Gessimar Jesus Pereira, 52 anos, compareceu à UBS Emerson Caselli, no bairro Independência, na noite de quinta-feira (19), durante o plantão. Ele foi  entregar os resultados dos exames solicitados pela médica ainda no inicio do Novembro Azul. “Precisamos quebrar esse tabu, esse preconceito que ainda existe no meio da masculinidade. É essencial. Melhor prevenir do que deixar para a última hora porque pode ser pior. Na verdade eu só fiz o PSA, mas se a pessoa estiver com problema meio avançado, não é bom deixar avançar, a pessoa vem faz o exame pra ter o diagnóstico mais rápido e tomar os remédios e ficar com a saúde estável, melhor do que ficar com esse preconceito e vir a óbito”, pondera o pedreiro.

Gessimar Jesus Pereira, pedreiro

Gilberto Pereira dos Santos, 42 anos, saiu do trabalho direto para o plantão da UBS. Lá ele buscou consulta médica e também a realização dos testes rápidos disponibilizados pela rede durante este mês (o PSA, HIV, Sífilis e Hepatites Virais), bem como, o teste de covid-19. “A gente trabalha durante o dia e a noite ficou bom. Porque já não vai ser preciso faltar o trabalho. Eu vim buscando a prevenção. O preconceito ainda existe, mas cada um tem de fazer a sua parte. Saúde é mais importante. Sou jovem e tenho de cuidar da saúde para cuidar da família também”, enfatizou o motorista.

Gilberto Pereira dos Santos, motorista

Avaliação

Ari Eduardo Silva, gerente da UBS Emerson Caselli, ressalta que o plantão foi um complemento ao dia D da campanha, realizado no dia 12, com cerca de 60 homens que procuraram o atendimento. Para ele, o trabalho de divulgação e orientação dos agentes de saúde e do corpo técnico da UBS está sendo essencial para o êxito do Novembro Azul. A cada semana, a UBS está direcionando médicos para um dia inteiro de atendimento somente para os homens. “É importante divulgar que a prevenção é sempre a melhor saída. Homem de atitude é homem que se cuida! O tratamento é mais rápido, mais barato e menos indolor. Nosso foco, aqui no posto, é atuar na Atenção Básica. Se a gente consegue atuar aqui na prevenção, a gente evita de lotar o Hospital Municipal, o Regional e assim sucessivamente”, alerta o gerente.

Ari Eduardo, gerente da UBS

Para Helane Moreira Oliveira, coordenadora da Saúde do Homem da SMS, a campanha Novembro Azul tem tido boa adesão em 2020. Os homens têm direito a consulta médica, exames para detectar o câncer de próstata, encaminhamentos para especialistas, caso necessário, testes rápidos (HIV, Hepatite Virais e Sífilis). “Estamos conseguido um contingente bom de atendimento, bem mais que os diurnos do ano passado. Pensamos um Novembro Azul esse ano, em um horário que seria acessível para esse homem procurar nossas UBS. Este ano é diferenciado, por conta da pandemia, por isso, a gente precisou alterar algumas coisas. Vamos fazer os PSA’s [Antígeno Prostático Específico-exame de sangue] em todas as unidades,”, afirma a coordenadora.

Helane Moreira, coord. Saúde do Homem

Serviço

Nesta segunda-feira, o dia D, acontece na UBS Demóstenes Azevedo, no Bairro Francisco Coelho, a partir das 14h. Na terça-feira (25), será a vez da UBS Carlos Barreto, em Morada Nova, das 18h às  22h.

Acompanhe o calendário:

Veja outras fotos:

No comments