Saúde: Encontro com gestantes na UBS Laranjeiras debate importância do pré-natal

0

A Unidade Básica de Saúde (UBS) Laranjeiras realizou, nesta quarta-feira (22), um encontro com gestantes e profissionais da rede pública de saúde do município para falar sobre a importância do pré-natal e discutir dúvidas, traumas e medos sobre a gravidez. A ação contou com participação de psicólogo, dentista e enfermeira.

Gestante, Dulciele Silva Oliveira, possui dois filhos, Arthur de 9 anos, e Anildo de 7. Eles nasceram prematuramente de uma gravidez de risco. Além disso, passou por dois processos de aborto espontâneo. Agora, na quinta gravidez, Dulciele deu o depoimento durante o encontro e agradeceu a iniciativa.

“Tive meus outros filhos em Jacundá. Agora é a primeira vez que participo de uma reunião como essa. Nós sentimos muito mais aliviadas e acolhidas. As meninas da UBS são maravilhas com a gente, as outras mães também. Foi muito proveitoso e útil, tanto para mim que já tenho essas experiências, quanto para as mães de primeira viagem, que podem falar sobre seus sentimentos e medos”, relata.

Dulciele Silva Oliveira

Além de participar das palestras, roda de conversa e café da manhã, Dulciele ainda ganhou um ensaio fotográfico em sorteio realizado entre as mamães que participaram do encontro. “Estou muito feliz, além do aprendizado e tranquilidade ainda ganhei esse ‘book’ para fazer e lembrar do meu futuro bebê”, comenta. Também foi realizado outros sorteios de fraldas, mamadeiras e outros itens de enxoval.

A coordenadora do Departamento de Atenção Básica (DAB) da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Monica Borchat, destaca que o principal objetivo da ação é conscientizar as mamães para a importância do pré-natal e evitar que maiores problemas ocorram. “O Ministério da Saúde preconiza que a gestante tenha no mínimo seis consultas dos pré-natais para acompanhar o desenvolvimento e crescimento da criança. Todas as UBS em Marabá oferecem o serviço, com profissionais que estão instruídos a sanar as dúvidas nesse período tão importante, tanto para mãe quanto para os familiares”, acrescenta.

Mônica Borchat, coordenadora do DAB

A enfermeira, Gabriela Mota Bandeira, idealizadora do projeto e uma das palestrantes, avisou que a roda de conversa acontecerá mensalmente na UBS Laranjeiras. “O SUS já tem a rede cegonha, que é o amparo a gestante. Eu tive a ideia de colocar na minha área esse encontro, falar das dúvidas e medos, como a demanda era grande, trouxe para o posto e a gerente abraçou a causa, montamos a equipe a abriu o encontro. Vamos fazer todo mês. Ter um laço mais próximo, não ser só a profissional, mas ser a amiga que elas possam confiar”, explica.

O dentista, Thiago Vianna, foi outro palestrante a falar sobre a importância da saúde bucal na gestação. “Realizamos um bate-papo onde procuramos conscientizar a gestante com orientações, baseadas em evidências cientificas, das melhores formas de cuidado da saúde bucal. Informar que o tratamento odontológico é permitido, mas precisa de cuidados especiais e limitam parcialmente alguns procedimentos, etc”, completa.

Dentista Thiago Vianna

Enfermeira Gabriela Mota Bandeira

 

 

 

 

 

 

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos

Veja as fotos:

 

No comments

Acessibilidade