SMS: Hospital Municipal de Marabá realiza quase 5 mil cirurgias eletivas em 2019

    0
    Image

    O Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Marabá (HMM) realizou mais de 4800 cirurgias no ano de 2019, dessas cerca de 1800 foram referentes a ortopedia. O que representa uma média de 400 procedimentos cirúrgicos por mês, 150 apenas de procedimentos ortopédicos.

    Segundo o ortopedista e traumatologista do HMM, Dr. Tarcizio R. Franzoni, além do procedimento cirúrgico, o tempo de internação de cada paciente no hospital gira em torno dos 4 a 5 dias. “Paciente de traumatologia é media e grande complexidade, então eles têm um tempo de internação um pouco maior. São pacientes com múltiplas fraturas, às vezes, membro inferior e superior, além de outros comprometimentos como abdômen”, explica.

    ortopedista e traumatologista do HMM, Dr. Tarcizio  Franzoni

    Além de pacientes de Marabá, o HMM atende muitas pessoas de cidades vizinhas como Rondon do Pará, Parauapebas, Eldorado do Carajás, etc. O autônomo Jerry Augusto de Almeida sofreu um acidente de motocicleta em São Domingos e foi trazido para Marabá, na segunda-feira (8). “Na mesma segunda-feira fui recebido no hospital e foi feito o procedimento cirúrgico. Parabéns a equipe e ao doutor, fui muito bem atendido pelas pessoas que trabalham aqui”, disse.

    O mecânico Fabiano Araújo de Souza foi outro que veio de longe para ser operado no HMM. “Sofri o acidente em São Luis, aguardei 18 dias lá sem previsão. Como tenho família, acabei vindo para Marabá. Aqui fui atendido em dois dias, agora estou aguardando alta”, ressalta.

    mecânico Fabiano Araújo de Souza

    autônomo Jerry Augusto de Almeida

     

     

     

     

     

     

    Segundo o Dr. Tarcizio, 88% dos pacientes da ortopedia são vítimas de acidentes de trânsito, a maioria de motocicleta.

    Reforma

    No geral, o setor de ortopedia realizou mais de 10 mil atendimentos ambulatoriais em 2019. Para melhor atender essa demanda, o Hospital Municipal conta com quatro salas cirúrgicas funcionando. “Quando iniciamos tínhamos duas salas funcionando, agora dobrou e, em 2020, estamos buscando ampliar mais uma sala para pequenos procedimentos”, conta o diretor administrativo do HMM, Fabrizzio Bastos.

    O Hospital Municipal está realizando também uma reforma nas clínicas médicas. “Em 2019 começamos um processo de reforma de toda clínica cirúrgica, todos os 41 leitos foram reformados, assim como os quartos e banheiros. Agora em 2020, iniciamos a reforma nas clinicas medicas”, acrescenta.

    Além da pintura dos banheiros e dos quartos,a reforma também passou por 31 leitos da clínica médica e 96 cadeiras dos acompanhantes. “São obras necessárias para melhorar a vida de quem passa por aqui. Concomitante já fizemos revisão em todo telhado e será trocado o que for necessário. Além da colocação de calhas para evitar respingos e acidentes no hospital”, complementa Fabrizzio.

    Diretor administrativo do HMM, Fabrizzio Bastos

    Texto: Osvaldo Henriques
    Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

    No comments

    Acessibilidade