Saúde: Outubro Rosa terá abertura no Crismu nesta segunda (07) com vasta programação

0

Visando alertar a sociedade sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa é uma campanha anual realizada mundialmente em outubro. Em Marabá, a abertura que tem como tema Campanha Outubro Rosa: Na luta contra o Câncer de Mama e de Colo Uterino, acontece nesta segunda-feira (07), às 19 horas, no Crismu (Centro de Referência em Saúde da Mulher), localizado na Folha 33, Nova Marabá. Os atendimentos serão de 7 a 25 deste mês. Os postos de saúde terão uma programação a parte, cada posto de saúde terá o seu dia D, assim como o CEI (Centro de Especialidades Integradas).

Entre os serviços ofertados de rotina estão: planejamento familiar com a equipe multidisciplinar da saúde, coleta de PCCU (preventivo), mamografia, ultrassonografia, além de consultas médicas, de 18h às 00:00h.  De acordo com a biomédia Silvia Mercedes de Abreu, coordenadora do Programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha ressalta a importância de olhar com atenção para a saúde.

“A prevenção é fundamental, uma vez que, quando manifestada em seu estágio inicial o câncer não apresenta sintoma”, sublinhou a coordenadora do Programa Saúde da Mulher.

Na pauta da programação de abertura do Crismu haverá depoimentos de mulheres que venceram o câncer, atividade motivacional, além de apresentação da campanha. O leitor acompanha abaixo os dias dos postos de saúde e programação completa de abertura da Campanha Outubro Rosa.

O evento é realizado pela Prefeitura de Marabá, Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Movimento de Mulheres Margaridas, Igreja Batista Bíblica, Fórum de Mulheres e Grupo Esperança.

Datas do dia D Campanha Outubro Rosa:

Laranjeiras 15/10

Jaime pinto 21/10

Itainópolis 22/10

Brejo meio 23/10

Pedro Cavalcante 24/10

Sororó 24/10

Capistrano 25/10

Santa Fé 26/10

Hiroshi 29/10

Bico doce 30/10

Amadeu 31/10

Abertura do Outubro Rosa

19:00 – Fala das Autoridades, Secretário e Diretores;

19:20 – Apresentação da Campanha Outubro Rosa: Na luta contra o Câncer de Mama e de Colo Uterino;

19:25 – vídeo INCA sobre Câncer de Mama e de Colo Uterino;

19:30 – Depoimento de Mulheres na luta contra o Câncer – Grupo Esperança – Fórum de Mulheres

19:40 – Autoexame com a Enfermeira Searia Rodrigues;

19:50 – Atividade Motivacional com a Pastora Marinez Coimbra da Igreja Batista Bíblica;

20:10 – Atividade Corporal com Paula kerly (Pettita) Movimento de Mulheres Margarida – Projeto Corpo Livre

20:20- Agradecimentos e Coff Break

Texto: Emily Coelho