Saúde: Idosos participam de atividade no encerramento da Semana do Idoso

    0

    A programação da Semana do Idoso atraiu dezenas de pacientes às Unidades Básicas de Saúde (UBS) de todo o município. Ao longo da semana foram realizadas diversas atividades e palestras sobre temas voltados a saúde e bem estar na terceira idade. Nesta sexta-feira (04), na UBS Emerson Caselli, bairro Liberdade, os idosos assistiram a uma palestra sobre alimentação saudável e praticaram atividades com uma fisioterapeuta.

    Foi montando m breve circuito usando pegadinhas, ‘espaguetes’ e escadinhas para demonstração e realização dos exercícios físicos. “Trabalhamos com eles a motricidade, a funcionalidade e o equilíbrio para que eles possam aprender e levar isso para o seu dia a dia, evitando o risco de quedas, que é uma das coisas mais importantes hoje em dia, quando se fala de saúde do idoso”, comenta a fisioterapeuta Patrícia Zem.

    A aposentada, Alzira Alves Martins, 72 anos, garantiu que levará o aprendizado para seu cotidiano. “Achei o evento muito bom, gostei. Quero fazer, levar como exemplo para fazer nas caminhadas”, comenta.

    A enfermeira, Luciana de Oliveira, foi a responsável por falar com eles sobre alimentação saudável. “Conversamos um pouquinho sobre a importância da alimentação equilibrada para que eles tenham uma qualidade de vida, sobre hipertensão, diabetes, importância dos cuidados preventivos, uso da medicação. Tendo a alimentação como ponto principal da manutenção da saúde, principalmente de quem faz acompanhamento dessas doenças”, completa Luciana.

    Após as ações, foi oferecido um café da manhã a todos os presentes. Maria das neves,  68 anos, agradeceu a iniciativa. “Achei muito bom por que estamos aprendendo algumas coisas que não sabíamos sobre alimentação e atividade física. Daqui para frente tentarei fazer melhor. Estamos aprendendo e ainda vamos aprender mais”, destaca.

    Durante o encontro também foi realizado testes de aferição de pressão arterial, glicemia, preenchimento da caderneta do idoso e consulta médica. “É um dia especial, combinamos com familiares que trouxeram o idoso, nos divertimos, fizemos exames, agendamos consultas. Estou muito feliz por poder proporcionar, junto a minha equipe essa linda manhã para os idosos”, comemora a gerente da UBS Emerson Caselli, Amanda Kelly.

    Agente Comunitário de Saúde

    Neste dia 04 de outubro também é comemorado o Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS), profissional que compõem a equipe multiprofissional dos serviços de atenção básica à saúde. Responsável por desenvolver ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, tendo como foco as atividades educativas em saúde, em domicílios e coletividades.

    Para celebrar a data, os profissionais foram convidados a participar das atividades que ocorreram na UBS Emerson Caselli. “A gente está aproveitando e comemorando com nossos ACS. Mas gostaria de mandar abraço pra todos de Marabá e do Brasil. Eles estão participando das ações e para finalizar comemoraremos junto com eles com café da manhã”, acrescenta Amanda Kelly.

    Texto: Osvaldo Henriques
    Fotos: Paulo Sérgio 

    No comments

    Acessibilidade