Saúde: Hospital Materno Infantil recebe visita técnica de Secretário de Saúde do Estado

0

Secretário de Saúde Beltrame afirma que Governo do Estado trabalha para conseguir leitos neonatais para o HMI

A visita técnica do Secretário de Saúde do Estado, Alberto Beltrame, ao Hospital Materno Infantil de Marabá (HMI), aconteceu na tarde desta quinta-feira (26). O titular da SESPA foi acompanhado do Secretário Regional de Governo do Sul e Sudeste do Pará, João Chamon Neto e da vereadora Cristina Mutran. O Secretário Municipal de Saúde, Luciano Dias, conduziu a visita, cujo foco principal foi a Unidade de Cuidados Intensivos (UCI). Beltrame declarou que o Governo do Estado está trabalhando para conseguir quatro leitos neonatais.

A parceria entre Governo do Estado e município está se consolidando desde o mês de abril quando a Secretaria Municipal de Saúde apresentou à SESPA a necessidade da implantação de leitos de UTI na maternidade, que tem atende toda a região com a realização de cerca de 500 partos por mês. Atualmente o HMI conta com 06 leitos de UCI.

O Secretário Luciano Dias disse que a Prefeitura está cumprindo com as exigências solicitadas para habilitar o serviço de UTI na maternidade junto ao Ministério da Saúde. O HMI está sendo reformado e ampliado e também já foram licitados equipamentos periféricos e alimentação especial para esse tipo de serviço. A SMS está deixando tudo pronto para o funcionamento da UTI, dependendo apenas do recebimento dos equipamentos.

“Assim como o [Hospital] Regional tem UTI’s neonatais, o município também depende disso porque nós funcionamos como uma maternidade regional e invariavelmente temos crianças que necessitam desse cuidado. O credenciamento no Ministério da Saúde para que aja um complemento nesse custeio depende da existência de leitos de UTI neonatal, UCI e também de leitos canguru, onde as mães participam diretamente do tratamento e recuperação do infante”, enfatizou o secretário municipal de saúde.

Alberto Beltrame não quis estipular prazo para a entrega dos equipamentos, mas revelou que a previsão é de que dentro de 30 dias, a SESPA envie os 04 leitos equipados para Marabá, já que o município possui os profissionais para atuar no serviço. “Vimos a situação e o bom trabalho realizado aqui no Hospital. Essa nova visita é para reafirmar os compromissos do Governo em colocar à disposição do Hospital quatro leitos para permitir que os pacientes sejam melhor atendidos. A SESPA adquirirá esses equipamentos e entregará aqui no Materno Infantil num curto prazo” afirmou Beltrame, acrescentando que a entrega dos equipamentos faz parte da política do Governo para a redução da mortalidade materna, perionatal e neonatal no Estado.

O Secretário Regional João Chamon Neto ressaltou que a parceria entre os governos estadual e municipal é um ganho para a população, tendo em vista que Marabá é um município polo onde as demandas da região se refletem. “Nós sabemos que quando se trata aqui do Hospital Materno Infantil, não estamos tratando de um Hospital de Marabá. Essa casa de saúde atende a toda microrregião, são cerca de 17 municípios da região, então é preciso que aja uma pactuação regionalizada para ajudar os municípios”, comentou.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos 

No comments