Saúde: Blitz da Doação conscientiza sobre importância do aleitamento materno

    0

    O Hospital Materno Infantil (HMI) realizou nesta quarta-feira (21) a Blitz da Doação. A ação faz parte do Agosto Dourado, movimento dedicado à intensificação das ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento e doação de leite materno. A atividade ocorreu no semáforo próximo à Câmara Municipal de Marabá.

    A técnica do Banco de Leite do HMI, Naime Brito, explica que esta é a quarta edição da Blitz , cuja a ideia é sensibilizar a comunidade sobre a doação tanto do leite materno, quanto de frascos de vidros com tampa de plástico que servem para a coleta e armazenamento desse leite. “Funcionamos hoje dentro de Marabá e precisamos desse suporte para servir melhor os recém nascidos prematuros do HMI”, completa.

    Outra blitz será realizada no dia 28, na entrada da Marabá Pioneira. A diretora administrativa do HMI, Aucileia Gomes Tartaglia, relata que atualmente o Banco de Leite conta com 52 doadoras com coleta de leite nas residências destas pessoas uma vez por semana, se for necessário. “Quero pedir a população, as nossas puérperas que tem leite para doar, que venham até o materno infantil, se não tiver como vir podem nos ligar que vamos até você”, solicita.

    O leite materno é utilizado na Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) Neonatal e atende sobretudo os bebes prematuros do HMI. O Coordenador do Departamento de Média e Alta Complexidade da Secretaria Municipal de Saúde, Dr. Geraldo Pereira Barroso, explica que hoje o hospital desfruta uma boa estrutura no Banco de Leite, mas ainda carece de doadoras. “Precisamos de mais doações. A Incidência com criança de baixo peso ainda é grande e o hospital precisa recuperá-las. Que as mães que têm leite sobrando procurem o HMI, que fazemos o cadastro e toda triagem necessária para que tenhamos um leite seguro para fornecer as crianças que necessitam”, reforça.

    Agosto Dourado

    No dia 31 de agosto, o Programa Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde promove o Mamaço, na Praça Duque de Caxias, na Marabá Pioneira, a partir das 8 horas. Segundo a coordenadora do programa, Ocilda Ribeiro, todas as Unidades Básicas de Saúde foram convidadas a participar de um concurso de fotos de mães amamentando e de frases relacionadas ao tema da amamentação. As fotos e frases serão avaliadas por um júri. A ganhadora da foto e frase, que mais se identificam com o Agosto Dourado, ganhará um brinde.

    Além do concurso de fotografia, haverá um momento de amamentação. De acordo com Ocilda, objetivo é sensibilizar a população sobre a importância da  amamentação, uma forma de empoderar as mães para esse momento, já que algumas pessoas ainda ficam incomodadas em amamentar em público. Também será realizada uma roda de conversa com enfermeiras, pediatras, nutricionistas, fisioterapeutas e fonoaudiólogas.

    Como atividade do Agosto Dourado, o HMI vai promover, pelo terceiro ano, a Corrida da Doação. Será dia 22 de setembro, às 7 horas da manhã, com saída e chegada da frente do Hospital Materno Infantil, um percurso de cerca de 5 km. As inscrições começam no dia 01 de setembro no HMI e podem ser feitas até no dia do evento. Para se inscrever são necessários cinco frascos de vidro com tampa de plástico (tipo de café solúvel). No ano passado, a corrida contou com 400 participantes. Os três primeiros colocados irão receber troféus e os demais 50 primeiros ganham medalhas de participação.

    A expectativa é que o número de doadoras aumente em até 70% durante a campanha. Mais informações de como doar no telefone (94) 3322-5751

    Texto: Osvaldo Henriques

    Fotos: Paulo Sérgio dos Santos

     

     

     

    No comments

    Acessibilidade