Saúde: Marabá recebe nove profissionais do Programa Mais Médicos

0

Oito novos médicos, do Programa Mais Médicos, chegaram a Marabá na última quinta-feira (27). Os médicos foram recepcionados na Secretaria de Saúde de Marabá (SMS) pelo período da manhã. Um nono médico ainda se apresentará na cidade até amanhã. Marabá passa agora a contar com 16 médicos do Programa.

Ao todo Marabá teve direito a 10 vagas através do programa, mas um deles acabou desistindo. “Dia 4 de julho será aberta outra chamada de médicos brasileiros formados no exterior para suprir essas vagas que ficaram abertas”, explica Cibele Pombo, Coordenadora do Programa Mais Médicos em Marabá.

A diretora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Monica Borchart, abriu o encontro agradecendo a vinda dos profissionais “que os médicos que chegam agora sejam bem-vindos, venham a somar e entendam nossas necessidades e da nossa comunidade”, comenta.

O Dr.Geraldo Barroso, diretor do Medicina de Alta Complexidade, apresentou a cidade aos novos médicos destacando a economia e a cultura de Marabá. “Que não esqueçamos os princípios básicos do Sistema Único de Saúde (SUS) que é de universalidade. Que possamos fazer com que a comunidade se sinta bem atendida”, ressalta.

Os médicos serão divididos entre nove unidades do município com uma carga horária de 40 horas, contra 20 dos médicos do município, 32 horas serão de disponibilidade para as unidades e 8 horas para capacitação.

O médico, Francisco de Oliveira, 73 anos, era o mais animado. Ele se formou na Faculdade de Porto, em Portugal, e já vive em Marabá há 3 anos. “Trabalhei com índios e quilombolas. Acho importante o Programa porque temos oportunidade de conhecer colegas de outros estados procedências e hábitos e conhecer as comunidades como elas são. Viemos para somar ao município de Marabá’, destacou.

Já Karine Brito Cardoso, 25 anos, acabou de se formar em Palmas – TO e está feliz com a oportunidade. “Vi como uma grande oportunidade para iniciar minha carreira profissional, exercer minha profissão e, claro, aprender cada vez mais com essa experiência”. Ela está alocada no Centro de Saúde, Emerson Casseli, no Bairro Liberdade.

Ela veio pela primeira vez a Marabá para assumir a vaga, mas disse gostar do que está vendo. “Já conheci a unidade, pessoas receptivas, já conheci toda equipe a estrutura da unidade e estou muito feliz com tudo. Acredito que será muito bom vivenciar tudo isso”, elogiou.

A médica Josefina de Oliveira, 57 anos, veio de Bauru – SP para trabalhar em Marabá e também está contente com a estrutura que encontrou na cidade. “Já conheci minha unidade, falei com a equipe. A expectativa é boa, a equipe é acolhedora e prometemos trabalhar em conjunto e pôr a saúde em dia para todos”, conta. Josefina está alocada no Centro de Saúde Demósthenes de Azevedo e é formada em medicina e biomedicina.


Unidades que receberão médicos:

Centro de Saúde Amadeu Vivacqua – 1 médico

Centro de Saúde Pedro Cavalcante – 2 médicos

Centro de Saúde Hiroshi Matsuda – 1 médico

Centro de Saúde Liberdade – 1 médico

Centro de Saúde Demosthenes Azevedo – 1 médico

Centro de Saúde Carlos Barreto – 1 médico

Centro de Saúde Enfermeira Zezinha – 1 médico

USB Pastor Jhonatas Moraes Cavalcante – 1 médico

Centro de Saúde Capistrano de Abreu – 1 médico

 

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Hilton Rodrigues

No comments

Acessibilidade