34º Festejo Junino: Prefeitura garante segurança e atendimentos de saúde durante festividade

    0

    Para garantir a segurança e o bem estar dos participantes e visitantes do 34º Festejo Junino de Marabá, a Prefeitura Municipal está disponibilizando equipes espalhadas por todo arraial. São 45 agentes do Departamento Municipal de Segurança Patrimonial (DMSP), 10 agentes de trânsito, 12 agentes da Guarda Municipal, 17 bombeiros civis, além de uma ambulância a postos para qualquer imprevisto.

    O projeto Extra Muro, da Secretaria de Saúde (SMS), está presente no festejo com um médico, um enfermeiro, um técnico, além do coordenador e de um motorista para garantir a saúde dos brincantes. Eles dispõem de uma ambulância equipada com glicose, máquina para inalação, vários tipos de soros e injetáveis.

    “Esses materiais são para suprir o atendimento e para que possamos reanimar as pessoas caso tenham problemas respiratórios ou desmaiem”, comenta Joeldo Nascimento, coordenador in loco do Extra Muro. Caso algum participante venha a ter problemas mais sérios ele é levado ao Hospital Municipal.

    Ele explica que os casos mais comuns são de glicose baixa e ocorrem devido aos brincantes do festejo gastarem muita energia e nem sempre terem uma alimentação correta. Até aqui, em 2019, apenas 3 casos mais intensos foram registrados, com dançarinos da Fogo No Rabo, Semente da Terra e Estrela Dalva.  “O número esta menor, o que mostra que as pessoas estão tendo mais consciência. Tivemos um menino com problemas respiratórios, e os outros dois casos de glicose baixa mesmo”, conta.

    Os bombeiros civis também estão sempre a postos para atender qualquer visitante. “Estamos capacitado para fazermos salvamento terrestre, salvamento aquático, combate a principio de incêndio, mas aqui atuamos mais em primeiros socorros, por enquanto está tranquilo”, conta o Instrutor Antônio Moraes.

    Além disso, a Secretaria de Saúde também está disponibilizando a entrega de preservativos masculinos e panfletos informativos sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). O Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (CTA/SAE)  está realizando testes rápidos para HIV, sífilis e hepatite B e C durante o festejo.

    A responsável pela campanha de testagem rápida no festejo, Suely Rodrigues, conta que são atendidas em média 100 pessoas por noite, totalizando 400 testes realizados. A equipe é composta por uma enfermeira ou psicóloga responsável pela entrega do resultado e entrevista, um bioquímico e um técnico em enfermagem. Além da parte administrativa.

    João Ballino, ambulante, aproveitou o festejo para realizar os testes “É muito importante que façamos esse diagnostico preventivo. É importante para toda população. Vim ao festejo e aproveitei. Quero convidar os amigos que façam também” comenta.


    Segurança

    A Guarda Patrimonial, juntamente com a Guarda Municipal Marabá (GMM) e as policias civis e militares e o Departamento Municipal de Trânsito (DMTU) são os responsáveis por assegurar que tudo ocorra bem durante o evento. As equipes estão agindo de forma unifica para garantir a segurança do festejo.

    O subcoordenador da Guarda patrimonial, Robson Souza, comenta que a maior quantidade de agentes fica concentrada dentro da arena, mas há equipe espalhadas por todo perímetro. “Estamos com uma força tarefa que está garantindo a segurança juntamente com os outros órgãos. Estamos atuando com agentes espalhados entre todos os órgãos. Essa parceria tem sido fundamental e tem sido brilhante, é inclusive modelo para cidades vizinhas”, garante.

    Segundo Robson Souza não houve nenhum registro de natureza grave e a população pode ir prestigiar o evento sem preocupação. “Estamos garantindo a segurança. Por enquanto apenas indícios de pequenos tumultos, mas nada que realmente gera preocupação. A sociedade está provando que veio aqui pra se divertir e prestigiar o evento que está bonito”, finaliza

    O DMTU também está atuando nos arredores do Complexo Esportivo Santa Rosa para garantir a segurança no trânsito da cidade. São quatro equipes espalhadas fechando um perímetro em torno da arena e controlando o fluxo de trânsito. Além de uma viatura que fica circulando para dar suporte e monitorar possíveis imprevistos.

    O Festejo

    A terceira noite (segunda-feira) do festejo contou com a animação do Dj Kadson e Warlen Miojo, além do show da banda Forrozão 4×4, com participação da cantora Nenzinha.  Logo na abertura da noite a quadrilha mirim da Fogo no Rabo encantou o público com sucessos da Turma do Balão Mágico, sucesso dos anos 80. Na sequência ocorreram as apresentações dos Boi Bumbás Brilho da Noite e Rei do Campo.

    A junina Águia de Fogo entrou na sequência, como única representante do Grupo B a desfilar nessa segunda-feira. Arrastão do Amor abriu as apresentações do grupo A, seguida pela Junina Fuá da Conceição. E para encerrar a noite com energia total a maior campeã do Festejo Junino de Marabá, Explode Coração, empolgou a arquibancada com uma bela apresentação.

    Texto: Osvaldo Henriques
    Fotos: Jordão Nunes

    No comments

    Acessibilidade