Saúde: CTA promove ação itinerante nos bairros da cidade

    0

    O Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Assistência Especializada em HIV/Aids (CTA/SAE) estiveram durante a semana passada (17 a 21), das 08h às 12h, na Praça da Liberdade realizando testagem rápida para HIV, sífilis e hepatite B e C. A ideia é descentralizar a realização da testagem.

    Nesta semana o CTA/SAE itinerante estará no Núcleo da Nova Marabá, ainda sem bairro definido. “Estamos presentes também no festejo junino, trabalhando na promoção da prevenção e realização dos testes”, comenta Katiane Chaves de Souza, gerente do CTA/SAE de Marabá. Além dos testes também e feita a entrega de preservativos a população. Os resultados ficam prontos em menos de 20 minutos.


    Marlete de Oliveira dos Santos, autônoma, 56 anos, foi uma das pessoas que aproveitou para realizar fazer os testes. E ainda levou a irmã junto. “A ação é muito boa. Já conhecia, mas nunca havia feito. Estava na casa da minha irmã e decidimos vir. Tudo que se faz para o bem da nossa saúde é maravilhoso. Você vem e já sabe o resultado, por que deixar para procurar o médico quando já não tem mais jeito? Melhor prevenir do que remediar né”, comenta.

    Katiane Souza conta que o projeto itinerante sempre ocorreu, mas é a primeira vez que está sendo realizado em praças públicas. “É algo bem direcionado a comunidade, para que todos moradores e pessoas que passem por aqui identifiquem a necessidade e realizem os testes”. A procura da população foi considerada positiva.  “Ficamos aqui das 8h às 12h e realizamos mais de 110 testes”.

    A sede do CTA/SAE fica localizada na Travessa Santa Terezinha s/n, Velha Marabá.

     

    Texto: Osvaldo Henriques
    Fotos: Paulo Sérgio

    No comments

    Acessibilidade