Saúde: UEPA forma 1ª turma de médicos em Marabá

    0

    A Universidade do Estado tem um marco de parcerias com as prefeituras, no caso particular de Marabá, isso começa desde a implantação, afirmou o reitor da UEPA. 

    Esta quarta-feira (19) foi inesquecível para os 17 formandos da 1ª turma de Medicina da Universidade do Estado do Pará Campus de Marabá. A solenidade de Outorga de Grau, no Carajás Centro de Convenções, contou com a presença especial do reitor da UEPa, o professor Rubens Cardoso, do governador do Estado Helder Barbalho, do prefeito de Marabá Tião Miranda e outras autoridades.

    O reitor destacou que a importância da parceria com a Prefeitura com a instituição para a implantação do curso no município, que começou inclusive com a doação do terreno para a criação da faculdade de medicina. “A Universidade do Estado tem um marco de parcerias com as prefeituras, no caso particular de Marabá, isso começa desde a implantação, e, na área de saúde, poder estar nos hospitais, fazer alta e média complexidade, estar nos ambulatórios e nos prontos socorros. É uma convergência de interesses e objetivos entre poderes municipal e estadual, através da universidade, que é pública e de todos nós”, relatou.

    Parceria que possibilitou a consolidação do curso de medicina no município e que, hoje, conta com sete turmas, conforme explica a coordenadora geral do Campus da UEPa, em Marabá, Daniele Monteiro. “É um dia muito especial, não só para a nossa instituição, mas para toda a região, que é entregar à sociedade médicos que vão colaborar na região, em todo o Estado. Sem dúvida nenhuma, a vinda do curso de medicina para Marabá teve um grande destaque. Foi uma conjuntura de esforços para que esse curso fosse oferecido aqui, temos hoje parcerias com setor público e privado que são fundamentais para que nós ofertássemos esse curso. A primeira turma é a consolidação, estamos com sete turmas e cada vez mais procurando fazer o melhor”, ressaltou a professora.

    O prefeito de Marabá Tião Miranda relembra o empenho para a conquista desse curso para o município. “Essa turma é emblemática, lembro como hoje, eu era deputado, era uma coisa que eu insistia muito com o ex-governador Simão Jatene, que implantasse o curso de medicina em Marabá. O governo foi contemplado com muitas dificuldades no início, mas hoje a gente já vê a primeira turma. Essas pessoas vão criando raízes na cidade e, com isso, vai melhorando a questão do profissional médico em Marabá, que ainda tem uma carência grande, provavelmente muitos deles vão fazer suas especialidades, mas voltam para cá porque têm famílias, amigos aqui. A gente fica feliz porque é um avanço grande para Marabá”, declarou.

    Vale ressaltar que muitas capacitações dos estudantes de medicina são feitas em unidades básicas de saúde e hospitais de Marabá, por meio de parcerias entre a Prefeitura, via Secretaria Municipal de Saúde, e UEPa.

    Conquista

    Paula Tavares é uma das novas médicas. Ela destacou a boa formação que teve no curso de medicina da UEPa de Marabá e a vontade de retribuir o que aprendeu no Estado do Pará.“Sentimento é de gratidão total. É uma caminhada árdua, mas é a realização de um sonho, conseguir realizar no meu Estado é maravilhoso. Pretendo continuar por aqui ajudando a melhorar cada vez mais saúde do nosso Estado”, afirmou.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Texto: Kélia Santos

    Fotos: Paulo Sérgio dos Santos

    No comments

    Acessibilidade