Saúde: Reformada há um ano, UBS Enfermeira Zezinha oferece vários serviços à população das Folhas 15 a 33

0

Com um ano da reforma da Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha, a UBS tem muito a comemorar oferecendo diversos serviços à população. Localizado na Folha 23, Nova Marabá, o posto é responsável por atender a demanda das folhas 15 até a 33 e tem atendimento de nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, odontologia, além de clínicos gerais e enfermagem.

“Oferecemos os mais diversos serviços à comunidade, como vacinação, procedimentos injetáveis, teste do pezinho, atendimento de tuberculose e hanseníase, troca de sonda, curativos especializados. Programa de atenção básica como tabagismo, planejamento familiar, atendimento a gestante, entre outros”, conta a gerente da UBS Enfermeira Zezinha, Eliana Moreira Brito.

Além disso os médicos do postinho ainda realizam atendimentos domiciliares uma vez por semana. O médico clinico-geral, Marcelo Medeiros de Lima, conta que visita em torno de quatro residência a cada dia de visita, sempre com um agente comunitário de saúde, em áreas pré-definidas. “Normalmente visitamos pacientes idosos, acamados, com sequela de AVC, TCE, recém-nascidos. Grupos que realmente têm dificuldade de se locomover até o posto para procurar o atendimento. Temos recebidos muitos elogios, uma boa aceitação da população”, comenta. Nós dias que permanece no hospital são em torno de 16 atendimentos realizados só no período da tarde.

Médico Marcelo Medeiros de Lima

Eliana Moreira também destaca o apoio que recebe da comunidade. “São serviços que geram satisfação. O idoso que precisa de acompanhamento, hipertensos, diabéticos, todos esses serviços básicos têm na unidade de saúde. A reforma realizada também propicia um ambiente adequado aos funcionários e aos pacientes que chegam, tem onde sentar, aguardar com conforto” completa.

A dona de casa, Beatriz Frezarn, que levou o filho Josué para vacinar, ressalta o bom trabalho realizado. “O atendimento é muito bom e foi muito rápido. Sempre fui bem atendida desde a recepção até na parte de efetuar a vacina”, comenta.

Dona Beatriz e o filho

A nutricionista Nayna Karen, que atende no posto pelo período da manhã, das 7 às 13 horas, conta que realiza mais de 10 consultas por dia e vê um bom retorno dos pacientes “Não há fuga do tratamento, estamos tendo um alto índice de continuidade nos tratamentos”, pontuou, lembrando que a maioria dos pacientes são do grupo de obesidade, diabete e hipertensos. “Fazemos exames de avaliação antropométrica para ver circunferência da cintura, altura, peso e peço exames de dislipidemia, com isso crio o diagnóstico nutricional”, frisou.

Nutricionista Nayna Karen

Texto: Osvaldo Henriques

Fotos: Hilton Rodrigues

No comments