Saúde: Marabá terá 10 novos médicos na rede municipal

    0

    Os médicos são do Programa “Mais Médicos” e serão divididos entre 9 unidades do município

    Está previsto para o dia 24 de junho a chegada de novos médicos do Programa Mais Médicos para a rede municipal da cidade. Inicialmente Marabá contaria com mais 8 médicos, mas o número de vagas foi estendido para 10 pelo governo federal na última sexta-feira (27). A cidade havia perdido 5 médicas cubanas que deixaram o país após a rescisão do contrato do programa com Cuba, que ocorrem em Novembro de 2018.

    A Coordenadora do Programa Mais Médicos de Marabá, Cibele Pombo, explica que esses médicos serão divididos entre 9 unidades do município. Os médicos do programa Mais Médicos possuem uma carga horária de 40 horas, contra 20 horas dos médicos do município.

    “Eles estarão disponíveis para unidade por 32 horas e as outras 8 horas são disponibilizadas para estudo em uma plataforma que o programa Mais Médicos disponibiliza para capacitação e aperfeiçoamento desses médicos”.

    Cibele explica ainda que essas 40 horas poderão ser ofertadas fazendo visitas aos pacientes e que há grande expectativa da melhoria do atendimento. “As unidades serão contempladas com médicos que serão alocados suprindo assim a necessidade da população. Nossa população terá uma qualidade maior no atendimento”. Atualmente a cidade ainda mantém 7 médicos do programa. Ao todo serão 17 médicos quando essa fase do processo terminar.

    Cadastro de Médicos

    Os médicos interessados devem se cadastrar a partir de hoje até o dia 29 de maio. Os profissionais da cidade também podem concorrer desde que habilitados e cadastrados no Conselho Regional de Medicina (CRM). A documentação deve ser enviada ao Ministério da Saúde, pela internet. A inscrição é feita exclusivamente pela internet através do site do programa: www.maismedicos.gov.br.

    O Programa Mais Médicos abriu edital em 13 de maio informando que contemplaria vários municípios do Brasil. Como o município de Marabá já havia aderido ao programa, foi feita a renovação da adesão do município, informando as unidades para quais os médicos serão deslocados.

    Unidades que receberão médicos:

    Centro de Saúde Amadeu Vivacqua – 1 médico

    Centro de Saúde Pedro Cavalcante – 2 médicos

    Centro de Saúde Hiroshi Matsuda – 1 médico

    Centro de Saúde Liberdade – 1 médico

    Centro de Saúde Demosthenes Azevedo – 1 médico

    Centro de Saúde Carlos Barreto – 1 médico

    Centro de Saúde Enfermeira Zezinha – 1 médico

    USB Pastor Jhonatas Moraes Cavalcante – 1 médico

    Centro de Saúde Capistrano de Abreu – 1 médico

     

    No comments

    Acessibilidade