Saúde: Unidades de Saúde do Complexo São Félix recebem reforma e ampliação

    0

    O Centro de Saúde Amadeu Vivacqua revitalizado será entregue para população em agosto. Outro Posto de Saúde que será reformado e ampliado é o “Maria Bico Doce”.

    A comunidade do Bairro São Félix II será atendida com mais qualidade na Unidade Básica de Saúde “Dr. Amadeu Vivacqua”, localizada na Avenida Magalhães Barata. O Postinho está em reforma e os serviços da obra em estágio bastante avançado. Enquanto a reforma estrutural não é finalizada, os atendimentos acontecem em um prédio que foi adaptado situado próximo à UBS. A comunidade aguarda ansiosamente pelo novo Centro de Saúde. Além da “Amadeu Vivacqua”, a Prefeitura de Marabá, por meio Sevop (Secretaria de Viação e Obras Públicas), inicia na próxima semana, reforma da Unidade de Saúde “Maria Bico Doce”, também localizada no complexo São Félix.

    A técnica em enfermagem Heldenira Miranda, gerente da Unidade de Saúde “Amadeu Vivacqua” há 10 anos, diz que a obra vai acolher melhor o paciente, pois há alguns anos nenhum serviço havia sido realizado no prédio, além disso, muitos espaços estavam funcionando adaptados. “Agora com a revitalização vamos ter mais espaços para trabalhar os programas e conforto aos nossos pacientes e servidores”, afirma a técnica em enfermagem.

    A Unidade de Saúde atende atualmente a demanda dos núcleos próximos, como os residenciais. São aproximadamente 100 pessoas, entre adultos, idosos e crianças, diariamente atendidos na UBS. O prédio está com aproximadamente 50% da obra concluída. De acordo com o engenheiro Alex Amoury, responsável pela obra na Sevop, a previsão para entrega do novo prédio é para agosto deste ano.

    O projeto está sendo executado com recursos próprios da Prefeitura de Marabá e orçado em mais de 280 mil reais (R$ 287.249,99).

    Bico Doce

    A UBS “Maria Bico Doce”, está localizada no São Félix Pioneiro e atende, em média, 60 pessoas diariamente. Ela também vai passar por reforma e ampliação em sua estrutura física. No São Félix Pioneiro a UBS Maria Bico Doce, foi construída no ano de 2000, e de lá pra cá, segundo a enfermeira Dorací Sousa Barbosa, gerente da unidade, só aconteceram serviços bastante pontuais na estrutura, e quando eram solicitados pela gerência para reparos no prédio.

    Conforme a gerente, a obra era uma necessidade em razão do aumento no número de pacientes, por consequência do crescimento do bairro. “Novos residenciais foram sendo construídos e a unidade não acompanhou o crescimento populacional”, explica Dorací Barbosa.

    Com a reforma e ampliação, o espaço do antigo estacionamento será usado para construção do consultório odontológico e um auditório. Além disso, algumas salas do antigo prédio serão ampliadas. Os novos banheiros serão construídos adaptados para cadeirantes, o que antes não contemplava.

     

     

     

     

     

     

    Atenção

    Na próxima semana inicia a reforma do Postinho de Saúde. Os pacientes da UBS “Maria Bico Doce” devem procurar o prédio do NEI Siloé, na Rua Jarbas Passarinho, também no São Félix Pioneiro, onde vai funcionar temporariamente a Unidade de Saúde. A previsão é que em 6 meses a obra seja entregue à comunidade.

     

    Texto: Emily Coelho
    Fotos: Paulo Sérgio

    No comments

    Acessibilidade